terça-feira, 18 de agosto de 2009

05-05-2009 – МОСКВА — МАЙ (Moscou – Maio)

do meu diário.
Vou à Moscou. Em maio. Vou à Moscou novamente em maio, e acho que é isso que as ruas comemoram exalando meu perfume preferido: cheiro de chuva fina de fim de tarde que levanta o cheiro doce do chão regado, misturada ao vento praiano, aos sons esplachantes das rodas rápidas sobre o asfalto molhado na Avenida Nevsky e aos modernos painéis eletrônicos da Estação Moskovsky (de onde se pode ouvir uma linda voz feminina anunciando a partida e a chegada dos trens da linha Moscou – São Petersburgo).

Entendo porque é que gosto tanto de Moscou e detesto Petersburgo. Toda cidade possui uma espécie de encantamento – uma magiazinha secreta que age no viajante assim que seus pulmões se enchem pela primeira vez com o ar da cidade e imprime nele a matriz de todas as futuras impressões sobre o lugar. Moscou para mim é maio-soneca escondida na grama dos jardins do Kremlin e o céu azul sem nuvens. À Petersburgo cheguei no inverno.

Fui colocado (como diria Sofia, cada dia uma surpresa) no vagão dos meninos recrutados para o exército. Dá para cheirar o medo em seus olhos. Pequenos, alvos e orelhudos (todos com a cabeça recém raspada) são verdadeiros ratinhos em uniformes enormes. Gritam, se agitam quando o comandante sai para checar outro vagão.

Há uma pista, um rastro não notado pela maioria das pessoas – condensa-se a atmosfera de dominação. Já possível reconhecer e dividir os meninos entre fortes e fracos, apesar disso tudo se passar apenas no primeiro dia. Um fala com a mãe no telefone “é só por um ano – tá sossegado” e reza para que seu meio-chorar não permeie para o outro lado da linha. Outro passa pelos corredores distribuindo docinhos (balinhas de caramelo!) entre os colegas. Fofo.

Tem mesmo um grau fofura estranho neste medo todo, um grau de fofura “filhote-de-cachorro-desmamado” que os olhos dos meninos assumem ao enfrentar o desconhecido de não saber se estarão vivos ao fim do ano.

Um comentário:

doca_g disse...

Neguinho, vc ta por aqui....

me acompanha tbm
bjos